Em 2019, nosso IV Seminário Internacional acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro, no hotel Meliá Paulista – São Paulo, com o título Mais vale o que será: o futuro do trabalho e o trabalho do futuro.

O eixo de reflexão proposto é a necessária tomada de consciência sobre a era de totalitarismo neoliberal em que vivemos, para, quem sabe, construir uma reação coletiva. Assim, algumas inquietudes que permearão os painéis de discussão serão: O que foi feito do Estado e dos direitos sociais? Qual é a sociabilidade (solidariedade) possível no contexto atual? Como demonstrar que os problemas são estruturais e as soluções, coletivas? Qual o ponto-crítico da contradição social que causará uma reação?

A base teórica do Seminário reside nas aulas ministradas pela filósofa Marilena Chauí e as pesquisas da cientista social Esther Solano, que participaram de Ciclo de Debates promovido pelo Instituto Lavoro em parceria com a Casa do Saber no primeiro semestre de 2019, em São Paulo.

O tema musical que nos inspirou é a canção chamada O que foi feito deverá, de Fernando Brant, Milton Nascimento e Marcio Borges. Destacamos os seguintes versos:

 
Se muito vale o já feito,
Mais vale o que será
Mais vale o que será
E o que foi feito é preciso
Conhecer para melhor prosseguir
 
 
 
 
 

A programação terá seis painéis:

 
 
1. Itália
2. França
3. Brasil
4. Estados Unidos
5. Normas Internacionais do trabalho
6. Espanha
 
© 2019 LBS Advogados. Todos os direitos reservados.